Um profissional saudável, que se sente bem no ambiente de trabalho, tem mais consciência sobre o seu papel dentro da organização.
Por Marcel Vital
Fomentar o bem-estar dos colaboradores é papel fundamental de toda companhia que deseja crescer e se firmar num mercado cada vez mais competitivo. E não é de hoje que as empresas já perceberam que uma equipe capacitada não só executa melhor as tarefas como desenvolve ampla visão estratégica, de modo a apresentar projetos mais alinhados aos objetivos da organização.
A empresa Lourinho Distribuidor, que atua no mercado desde 1992, no ramo atacadista de material de construção, tem elaborado e implementado estratégias para a melhoria no desempenho e engajamento de seus colaboradores, a exemplo de palestras educativas e oferta de consultas e exames médicos, bem como momentos de oração e leituras semanais sobre o mundo corporativo.
A ideia, segundo a empresária Aglaé Santos, surgiu este ano e a equipe de liderança já tem notado um crescimento, embora gradativo, no que se refere à atuação dos colaboradores e, consequentemente, no faturamento da empresa.
“Junto aos Recursos Humanos (RH), disponibilizamos ferramentas e sistemas que auxiliam no mapeamento das características comportamentais de cada colaborador e, dessa forma, criamos ações voltadas para eles, de acordo com suas necessidades e fragilidades. Quanto mais pessoas capacitadas e que estiverem dispostas a crescer e a melhorar, maior será a nossa chance de construir uma comunicação saudável dentro da organização”, afirmou a empresária.
Cores como ferramenta de conscientização
O Lourinho Distribuidor aproveitou as campanhas de conscientização do Setembro Amarelo, do Outubro Rosa e do Novembro Azul, cujas cores são relacionadas à valorização da vida, ao câncer de mama e ao câncer de próstata, respectivamente, para aumentar a conscientização e a propagação de informações sobre esses temas junto aos seus colaboradores, através de palestras com profissionais da área da saúde.
E não para por aí, não, viu! A empresa também criou o Clube de Leitura, um projeto que tem despertado o interesse dos colaboradores pela leitura. Todas as quintas-feiras o expediente se encerra um pouco antes do habitual para que eles possam desbravar novos conhecimentos, juntos. Os encontros permitem que os colaboradores se aproximem sem ter que falar de trabalho e levantam discussões proveitosas sobre os mais variados assuntos.
A operadora de telemarketing do Lourinho Distribuidor, Márcia Ferreira, conta que, após as ações implantadas pela empresa no segundo semestre deste ano, ela passou a ficar ainda mais dedicada, focada e disposta em prol do crescimento da organização.
“É importante a gente sentir que a empresa está preocupada com o nosso bem-estar físico e emocional. Graças a implantação do Clube de Leitura , consegui melhorar o meu vocabulário e, de quebra, aprendi a ter consciência textual. Hoje, com o hábito da leitura, percebo que minha comunicação está mais eficiente na abordagem com os clientes”, destacou Márcia, que trabalha na empresa há sete anos.
Quem compartilha do mesmo sentimento é o motorista Gilvan Soares, que está na empresa há 27 anos. Para ele, as palestras – sobretudo a do Novembro Azul – serviram para esclarecer dúvidas, tanto para os mais jovens quanto para os mais velhos.
“As palestras são bem dinâmicas e explicativas, e os colegas souberam interagir e tirar várias dúvidas. Gosto sempre de participar dessas rodas de conversa, até mesmo para ficar bem informado e saber das novidades. Faço exames periódicos, pois, a meu ver, é sempre melhor prevenir do que remediar”, disse ele, entusiasmado.
Para Cristiane Oliveira, consultora especialista em desenvolvimento humano, a empresa que se preocupa com a saúde física e emocional dos seus colaboradores tem como maior benefício um profissional mais fortalecido para desempenhar de maneira eficaz suas atividades. De acordo com a especialista, isso é primordial para que o colaborador possa ter tanto a consciência como a visão aumentada no que diz respeito ao seu papel dentro da organização.
“O profissional consegue deixar fluir plenamente o seu talento, de modo a gerar mais valor para a empresa e, ao mesmo tempo, atingir sua autorrealização. Hoje os funcionários modernos estão buscando dentro do ambiente corporativo não só uma boa remuneração, mas também a realização profissional como uma forma de desenvolver todo o seu potencial e conquistar tudo o que está capacitado a ter. Essas características fazem com que a equipe dos recursos humanos retenha bons talentos, o que é importante para a organização se tornar mais competitiva no mercado”, destacou Cristiane Oliveira.
A consultora ressaltou que o fortalecimento dessa cultura organizacional também permite a melhoria da imagem da empresa perante o mercado, demonstrando responsabilidade e comprometimento social, pois essa iniciativa humaniza o processo de gestão, no qual o colaborador não é tratado apenas como mais um número.
“O cliente é a razão pela qual uma empresa existe. Todavia, o consumidor só consegue ser bem atendido e ter suas necessidades solucionadas se o colaborador estiver conectado ao seu trabalho. Então, quando a companhia investe no aprimoramento de seus recursos humanos, logo ela consegue servir melhor a sociedade e, consequentemente, ser bem avaliada pelos seus fornecedores, consumidores, associações e demais parcerias com as quais estabelece para entregar seus produtos ao mercado”, afirmou Cristiane.